RSS

Introdução – o que é e quais os efeitos do álcool

05 Mar

Janine Amos
Que sintomas produz o álcool no corpo&mente de João?
Rio de Moura, Everest Editora, 2004

Ao alargar o conceito de saúde ao bem-estar psicossocial e familiar, a OMS (Organização Mundial de Saúde) leva-nos a reflectir no despoletar de desequilíbrios individuais, tantas vezes na origem de comportamentos de risco.

O alcoolismo é um problema de saúde pública que atinge todos os níveis sociais, com a iniciação e o aparecimento dos sintomas a surgir cada vez mais cedo.

É na prevenção que a principal aposta deve ser feita e isso só se consegue com informação correcta. Prevenção é, hoje em dia, praticamente indissociável de informação: escolhe melhor quem estiver melhor informado.

Ao fornecer ao jovem leitor um conjunto de noções básicas sobre o álcool – efeitos, riscos, etc. – estaremos a desenvolver a sua capacidade para enfrentar e dar respostas a situações que põem em risco a sua saúde, com consequências para a família e para o grupo onde está inserido.

A colecção corpo&mente reúne informação rigorosa e objectiva sobre um conjunto de temas da actualidade e sobre situações e inquietações próprias da adolescência. Recorrendo a uma linguagem clara, directa e coloquial, evitando juízos de valor e paternalismos, cada tema retrata um caso concreto protagonizado por um jovem da tua idade.

A par do relato do seu percurso num determinado momento da sua vida, fornece um conjunto de informações sobre o tema em análise a um nível um pouco mais técnico, mas nem por isso menos compreensível, para que disponhas de toda a informação e possas optar com conhecimento.

Escolhe melhor quem estiver melhor informado. Dispor de informação clara e objectiva permitir-te-á desfrutar mais da vida, conhecer melhor o teu corpo e ponderar sobre riscos desnecessários.

Jorge Sousa Rodrigues
Especialista em Medicina Geral e Familiar

O que é o álcool?

João, Sara e Luis estão em casa do David.
Os pais de David saíram, mas o seu irmão mais velho, Pedro, está em casa. Ouvem música quando os amigos de Pedro chegam.
— Vamos sair? — pergunta um deles.
— Estou a tomar conta do meu irmão! — diz Pedro, sorrindo. — Entrem.
Os amigos de Pedro sentam-se. Trouxeram algumas latas de cerveja.
— Tomem uma, miúdos! — oferece o rapaz mais velho chamado Nuno, estendendo uma lata a David.
— Eu passo! — diz David.
— Medroso! — diz Nuno, rindo-se.
João não gosta de ser gozado pelos mais velhos e resolve aceitar.
— Eu bebo — diz ele. Abre a lata e dá um gole. É amarga e sabe-lhe mal. Sara e Luís também bebem e devolvem a lata a João, que volta a beber. Não gosta do sabor, mas faz um esforço para acabar de bebê-la. Não quer ficar atrás dos outros.
João começa logo a sentir calor e uma ligeira tontura. Também fica excitado e muito falador. João está a ficar bêbedo.

O álcool é um produto químico. O tipo de álcool das bebidas alcoólicas chama-se álcool etílico ou etanol. É um líquido incolor, muito forte e por isso é muitas vezes misturado com água.

Há quatro tipos principais de bebidas alcoólicas: vinhos, cervejas, bebidas de elevado teor alcoólico e licores. Os vinhos são feitos a partir da uva. A cerveja é feita de cevada, levedura e lúpulo. As bebidas de elevado teor alcoólico, como o whisky e o gin, são feitas de cereais como o malte e o centeio. São as mais fortes. Servem-se em pequenas quantidades e quase sempre misturadas com sumo ou refrigerante. Também se misturam para fazer cocktails.

Os licores são bebidas espirituosas com corantes e açúcar.

Todas as bebidas alcoólicas são drogas. Alteram o funcionamento do nosso corpo e da nossa mente.

  • Os efeitos do álcool – O álcool no corpo
  • Danos no corpo – A ressaca
  • Beber e conduzir – O vício do álcool
  • O negócio do álcool
  • Síndrome de abstinência – Voltar a controlar
  • Álcool e violência – Dizer não ao álcool - Emergência
  • Glossário e Ajuda
  • About these ads
     

    Os comentários estão fechados.

     
    Seguir

    Get every new post delivered to your Inbox.

    %d bloggers like this: